sábado, 17 de maio de 2008

Espetáculo - Os desafios para Zigo e Zago

SINOPSE DO ESPETÁCULO

O Grupo Teatral UNIART, em sua décima primeira montagem direcionada ao público infantil, redescobre a magia do faz de conta. Para tanto, teve-se o cuidado de conjugar aprendizado e diversão, de modo a estimular as inteligências múltiplas da criança, (espacial, ecológica, sonora, lingüística e lógica, em especial)
num clima de interação e harmonia. Zigo e Zago são grandes amigos e têm muita vontade de trabalhar no castelo da Grande Majestade, de modo que terão de responder corretamente às perguntas formuladas aos candidatos a ajudantes do Rei. Para solucionar as questões, Zigo e Zago contarão com a ajuda de um boneco muito maluco, que vai colocá-los em muitas confusões, reforçando ainda mais a cooperação entre os dois amigos.


OBJETIVOS GERAIS

- ESTIMULAR A APRENDIZAGEM, POR MEIO DE LIÇÕES TRANSVERSAIS À AÇÃO CÊNICA, ENALTECENDO VALORES MORAIS, CULTURAIS E FRATERNOS;
- AMPLIAR O HORIZONTE COGNITIVO DA CRIANÇA, ATRAVÉS DA LUDICIDADE E DA INTERAÇÃO COM OS ATORES;
- PROPICIAR AO PROFESSOR A ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR, EM SALA DE AULA, DOS ASPECTOS QUE JULGAR CONVENIENTES NO ESPETÁCULO (PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, ORIENTAÇÃO ESPACIAL, IMPORTÂNCIA DA LEITURA, DENTRE OUTROS);
- PROMOVER A APRECIAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DA CRIANÇA, ATRAVÉS DO TEATRO INTERATIVO.

A teoria das inteligências múltiplas, elaborada por Howard GARDNER, a partir de 1983, parte do pressuposto de que o ser humano não é criatura restrita a uma ou duas únicas aptidões, mas um ser pensante capaz de manifestar-se por meio de diferentes inteligências e expor seu aprendizado através de inúmeras linguagens. Para uma análise detida, conferir a coleção “Inteligências Múltiplas”, da Editora Vozes (Petrópolis, RJ: 2006), organizada e escrita por Celso ANTUNES.


Nenhum comentário: