O Carnaval de Veneza,
embora seja bem diferente do carnaval conhecido no Brasil, é famoso por suas
máscaras. Dizem que surgiu quando a nobreza se disfarçava para juntar-se ao
povo nas ruas. Registradas desde 1268, as máscaras e trajes são caraterísticos do
século 18 sendo mais comuns as máscaras nobile.
Na Itália ganharam conotações na “Commedia dell Arte” em personagens como Pierrot, Colombina, Pulcinella e Arlequim. O movimento inspirou o Carnaval de Veneza. Dos grandes bailes, teatros e o Carnaval de Rua, as máscaras em Veneza passaram a ser também peças decorativas, sendo uma das principais atividades econômicas e o souvenir característico.
A Commedia dell'arte foi uma forma de teatro popular improvisado, que começou no século 15 na Itália, se desenvolveu depois na França e que se manteve popular até o século 18. Chamada também de “Commedia All’improviso”, suas apresentações eram feitas pelas ruas e praças públicas ou em suas carroças em pequenos palcos improvisados. As origens exatas desta forma de comédia são desconhecidas.
Alguns reconhecem nela a herdeira das Festas Atelanas, assim chamadas porque se realizavam na cidade de Atella, na península itálica meridional, em homenagem a Baco. As Fabulae Atellane, farsas populares, burlescas e grosseiras, eram uma das modalidades de comédia da antiguidade romana.
Os personagens eram interpretados por atores usando máscaras, tinham propósitos humorísticos e ridicularizavam militares, banqueiros, negociantes, nobres e plebeus com a finalidade de entreter o público, provocando o riso através da música, dança, acrobacias e diálogos recheados de ironia e humor.
Os personagens da Commedia dell'arte eram divididos em classes: os zanni (servos) que eram os personagens de classe social mais baixa; os vecchi que representam os de classe social mais abastada e os innamorati, que eram os amantes apaixonados.
o
Arlecchino e a Colombina
O
Arlecchino era um palhaço, um dos servos; acróbata, amoral e glutão. Ele
ama a colombina mas ela apenas o faz de idiota. A Colombina é a
contrapartida feminina do Arlecchino. Usualmente retratada como inteligente e
habilidosa, era uma das servas que levava bilhetinhos e fazia intrigas.
O Brighella e o Capitano
O Dottore e o Pantalone
O doutor era visto como o homem
intelectual, mas era uma falsa impressão. Ele é o mais velho e rico dos vecchi,
pedante, avarento e sem o menor sucesso com as mulheres. O Pantalone é um
dos vecchi, rico e muito avarento, o arquétipo do velho pão-duro. Não se
preocupa com mais nada além de dinheiro. O cavanhaque branco e o manto negro
sobre o casaco vermelho, possui uma filha casadoira ou é ele próprio um
cortejador tardio.
O Pierrot e o Pulcinella
O
Pedrolino também é conhecido como Pierrot, é o servo fiel. Ele é forte,
confiável, honesto e devotado a seu mestre. Ele também é charmoso e carismático
e usa roupas brancas folgadas com um lenço no pescoço. O Pulcinella é
esquisito, inspirador de pena, vulnerável e geralmente desfigurado. Na maioria
das vezes, um corcunda. Muitas vezes, não é capaz de falar e, por isso,
comunica-se através de sinais e sons estranhos Sua personalidade pode ser a de
um tolo ou de um enganador. Tem a voz estridente e sua máscara tem um nariz
grande e curvo, como o bico de um papagaio. Na França é chamado
Polichinelo.
O Scaramuccia e o Scapino
fonte: http://parlandoditalia.blogspot.com.br/2011/03/carnaval-de-veneza.html
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